Inovação não é uma epifania. É um hábito que deve ser cultivado diariamente. Ter muitas ideias, para entender que ali no meio existe uma oportunidade. Oportunidade de melhorar um processo, de atender uma dor básica. Inovar é gerar valor novo – e existem duas vertentes no mundo dos negócios que são interessantes de falarmos:
Inovação aberta e inovação fechada: o que são e quais as diferenças
Inovação aberta é uma vertente colaborativa. Empresas, universidades, consultorias trocam para elaborar pesquisas e projetos. É interessante porque é um tipo de inovação que promove a diversidade de ideias e costuma ser mais acessível.
Já a inovação fechada, como o próprio nome diz, aposta na promoção de pesquisas e projetos internos. É o modelo mais competitivo do mercado, visto que é o tipo de inovação da propriedade intelectual, do equity das empresas. No entanto, é mais custosa, pois necessita de uma estrutura totalmente dedicada a isso.
Principais tipos de inovação
Seja ela aberta ou fechada, existem diferentes tipos de inovação. Confira os principais deles:
Inovação tecnológica
É uma das formas de inovar que trazem resultados mais rapidamente, ainda mais se a empresa possui processos onerosos e obsoletos. Se seus registros estão no papel ou se seu atendimento é feito manualmente, trazer a tecnologia para o seu negócio pode revolucioná-lo.
Inovação em processos
Inovar em processos é manter-se competitivo perante ao mercado. Se você tem processos lentos e pouco eficientes, sua produtividade certamente não está entregando os resultados desejados. Se sua empresa trabalha com contratos, um software de gestão de documentos pode mudar todo o cenário. Essas soluções geram modelos de contratos de forma mais rápida que podem ser assinados digitalmente e armazenados online. Você automatiza, armazena e cria inteligência para os seus processos, de maneira simples e inovadora.
Inovação em serviços e produtos
A inovação em serviços e produtos tem uma premissa: oferecer uma melhor experiência para o seu cliente. Em serviços, inovar significa facilitar ao máximo a contratação do que você oferece. Sites focados em experiência do usuário, aplicativos, atendimento ao cliente automatizado e personalizado. Em produtos, utilidades diferenciadas e dores que seus clientes nem imaginavam ter. Aqui vale entender bem qual o público-alvo da empresa e o que os produtos concorrentes têm – e principalmente o que eles não têm.
Inovação de marketing
O Marketing é o responsável por dar uma personalidade para sua empresa. Você precisa ter presença, ter o diferencial. Esse é o campo para florescer inovação. Pela necessidade de se manter atualizado, é possível inovar nos diferentes formatos para entregar uma mensagem para os mais diversos públicos, em cada rede social. Além: como reter clientes, estratégias de conteúdo, desenvolvimento de marca.
O post Quais os tipos de inovação que podem ser aplicados em uma empresa? apareceu primeiro em Blog da Ticket.