Hoje sabemos que liderar não necessariamente tem a ver com idade. Um bom líder não precisa ser o mais experiente, mas sim aquele que consegue motivar seus comandados, pensar estrategicamente e desenvolver habilidades em outras pessoas. Aprender como liderar equipes não é mais questão de idade ou experiência.
E, por conta desse novo cenário, é inevitável que o choque de gerações aconteça. Mas, ainda que pareça complicado, impor sua liderança sobre pessoas mais velhas é possível e necessário. Afinal, a idade não deve ser parâmetro para medir a competência de alguém e, sim, o que essa pessoa entrega e gera de valor para o negócio.
Se você ainda tem dúvidas sobre como liderar equipes com pessoas mais velhas que você, as dicas a seguir podem ser essenciais para torná-lo um líder respeitado por todos.
Tenha segurança no que você faz, sobre o que você sabe e quem você é
Se você quer aprender como liderar equipes, precisa, independentemente da idade dos seus liderados, aprender a mostrar confiança. E isso você só consegue quando tem certeza que sabe o que está fazendo: que tem embasamento teórico, prático e estratégico para tomar suas decisões.
Quando você lidera pessoas mais velhas, vez ou outra será indagado sobre suas decisões. Nessa hora, você não deve agir como um chefe, dizendo que é quem dá as ordens. Você precisa agir como um líder, explicando por qual motivo age desse jeito.
A partir do momento que você esclarece suas atitudes e as embasa mostrando que sabe o que está fazendo, passa também segurança e, assim, torna mais fácil que seus liderados o sigam. Afinal, você não seguiria um guia turístico em uma expedição ao Monte Everest se ele não demonstrasse muita certeza sobre o melhor caminho a tomar, não é mesmo?
Ser seguro não é ser arrogante
Você precisa se mostrar seguro em suas atitudes. Mas isso não significa que deve ser arrogante e achar que tudo que faz é o certo. Mesmo que tenha muito embasamento, é sempre bom dar oportunidade para que seus comandados possam dar suas opiniões e mostrar opções diferentes.
Se você quer saber como liderar equipes de sucesso, precisa entender que isso não tem nada a ver com dar ordens ou fazer com que sigam o caminho que indica. Um bom líder é especialista em motivar seus colaboradores para que eles ajudem a encontrar a melhor solução. Para liderar equipes, é preciso ser humilde e mostrar que o seu principal objetivo é o sucesso de todos.
Se quer entender como liderar equipes, entenda como cativar e se comunicar com seus liderados
Esse é um dos principais pontos do processo de liderança: aprender a conquistar as pessoas ao seu redor e saber como se comunicar com elas de forma eficaz. Empresas que conseguem entender a importância da cultura organizacional sabem que é essencial estabelecer uma comunicação assertiva.
Procure deixar bem claro os objetivos da empresa, as tarefas a serem realizadas e como elas devem ser feitas. Quanto mais clara e direta for sua comunicação, melhor.
Mantenha o equilíbrio entre firmeza e paciência. Não seja rígido demais nas suas atitudes ou muito bonzinho. É preciso entender como agir em cada situação para, então, saber como liderar equipes de forma eficaz.
É importante que você saiba se comunicar com cada pessoa. Cada uma tem uma forma diferente de ver o mundo, de agir e de pensar; por isso, é preciso entender como se dirigir a cada indivíduo.
Busque saber cada vez mais sobre seu colaborador. Quanto mais conectado você for, mais fácil será de entendê-lo e se comunicar. Dessa forma, você melhora não apenas a comunicação, mas também consegue identificar forças e fraquezas que podem ser exploradas ou melhoradas.
Lembre-se: você é um líder, não um mestre
Um mestre é aquele com mais experiência e sabedoria, que acumulou muito conhecimento e, por isso, deve ser seguido e escutado com muita atenção. E você não é um desses! Você é um líder. Você não tem a obrigação de estar certo a todo momento ou de ter mais experiência que todos. Você não precisa ter medo do fracasso.
Se você aprendeu como liderar equipes, sabe que o mais importante é motivar seus comandados. Você não precisa ser o melhor de todos. Mas é essencial que saiba como tirar o melhor de cada um. O Batman não é o mais forte da Liga da Justiça, mas é o líder que sabe pensar estrategicamente e aproveitar os poderes de cada herói. Seja o Batman da sua equipe!
Antes de sumir nas sombras, tal qual o Homem-Morcego, deixe seu comentário e diga o que você pensa sobre esse assunto. Já passou por alguma situação de liderar pessoas mais velhas? Como lidou com isso?
The post Será mesmo que você sabe como liderar equipes com pessoas mais velhas? appeared first on Blog da Ticket.