Brasil

Quase 7 em cada 10 preferem receber cestas de Natal digitais, aponta a Ticket

Pesquisa também revelou que cartão-presente é preferência em relação a uma
festa de confraternização

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com mais de 2.300 pessoas trabalhadoras, 68% delas afirmaram que prefeririam receber da empresa uma cesta de Natal digital, em formato de cartão, ao invés da tradicional cesta física.
“Esse modelo oferece mais liberdade para a escolha dos itens da ceia que mais lhe agradam, além de ser mais fácil de transportar, especialmente para quem usa transporte público”, comenta Natalia Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Quando questionadas se têm expectativa de receber este ano uma cesta da empresa em que trabalham, 66% das pessoas participantes disseram que sim. “Se compararmos com as respostas de anos anteriores, houve uma queda na expectativa. Ano passado, 75% esperavam receber o benefício, enquanto em 2021 e 2020 foram 73% e 78%, respectivamente”, revela a executiva.

Quando o assunto é o valor que consideram adequado para uma cesta digital, 33% disseram R$ 500 ou mais, 13% mencionaram de R$ 250 a R$ 300, 11% dos entrevistados consideram de R$ 150 a R$ 200 um valor adequado e 10% disseram de R$ 200 a R$ 250. Demais participantes mencionaram valores menores.

Festa de confraternização

A pesquisa da Ticket também apurou sobre o formato de comemoração de fim de ano da empresa que mais agrada às pessoas. Entre as respostas, 42% disseram que, se pudessem escolher, optariam por ganhar um cartão pré-pago para utilizar nas celebrações, enquanto 28% prefeririam uma festa presencial.
Ainda, 23% escolheriam a entrega de uma cesta digital de alimentação, ajudando nas festas familiares, 4% uma celebração à distância, com o envio de cesta para happy hour de cada equipe, e 3% optariam por outro tipo de comemoração.


“Observamos uma queda no número de pessoas que preferem festa presencial em relação ao ano passado, quando 35% deram essa resposta. Já a quantidade que optaria por receber um cartão pré-pago aumentou, já que em 2022 esse índice foi de 32%”, conta Natália.

Na pesquisa realizada em 2021 pela marca, 21% queriam festa e 31% preferiam cartão pré-pago; já em 2020, no auge da pandemia, apenas 13% optariam pela festa de fim de ano, enquanto 33% queriam cartão pré-pago. “Notamos que, em 2022, após um longo período de isolamento social, as
pessoas preferiam a confraternização presencial, mas, em 2023, o valor recebido para gastar como quiser voltou a ser a preferência. É importante o RH equilibrar as necessidades e expectativas da população de sua empresa, a fim de optar por ações que integrem o time, mas também cumpram alguns dos
principais objetivos desta época: comemorar as conquistas do ano que se encerra e engajar o time para o próximo”, finaliza a diretora de produtos da Ticket.