Brasil

Preocupação dos brasileiros com o desperdício de alimentos em restaurantes é superior à média global, revela Ticket

Mais de 90% dos consumidores do País se atentam ao tema, enquanto a
mundial é de 76%

Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelou que 93% dos brasileiros e brasileiras se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado está acima da média global, que é de 76%, e um ponto percentual superior ao levantamento
realizado em 2022, quando 92% dos participantes disseram ter essa preocupação.


“O índice de atenção ao tema no Brasil é o maior do mundo, seguido da Turquia, com 85%. Também é superior à média da América Latina, que registrou 84%”, revela Jean Castro, diretor de rede da Ticket. A pesquisa anual Barômetro é realizada com mais de 47 mil pessoas consumidoras e 1,6 mil
restaurantes de 15 países, e tem como objetivo entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar.


Quando questionados sobre as boas práticas que gostariam que fossem adotadas pelos restaurantes contra o desperdício, a disponibilização de diferentes tamanhos de refeições foi a mais mencionada, por 58% dos brasileiros; na sequência, com 40%, o uso de embalagens para o cliente levar para casa o que sobrou da refeição. No cenário global, os resultados se invertem: o uso de embalagens foi o mais mencionado, por 60% dos participantes, enquanto a opção de diferentes tamanhos de refeições foi citada
por 48%.


Já os representantes dos restaurantes brasileiros, quando perguntados se consideram as ações sobre desperdício alimentar um critério importante para atrair clientes ao estabelecimento, 42% concordam, 34% são neutros nessa questão e 25% discordam. “A média mundial é semelhante, com 37%
revelando que concordam com o critério, 40% se posicionando de forma neutra e 23% dizendo que discordam. O índice de discordância ainda é alto e destoa das expectativas do consumidor, o que deve servir de alerta para os estabelecimentos, considerando a importância de atender às demandas do mercado para o sucesso do negócio”, finaliza Castro.