Brasil

Tatiana Romero dá dicas de como planejar e preparar refeições saudáveis durante o trabalho remoto

De acordo com uma pesquisa recente feita pela Ticket, marca de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, com 1.700 pessoas, mais de 20% dos trabalhadores estão atuando nos formatos home office ou híbrido, modelos que se fortaleceram durante a pandemia. Além das adaptações nos processos de trabalho, a rotina pessoal desses profissionais também precisou se adequar ao novo momento, principalmente, no que diz respeito à alimentação durante a jornada, que contribui, diretamente, para a saúde e a produtividade do trabalhador.

“Trabalhando em casa, muitas pessoas, principalmente as que moram sozinhas, acabam tendo dificuldade para planejar as refeições, tanto do ponto de vista de quantidade dos alimentos, quanto no preparo de pratos saudáveis”, comenta Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket. “As empresas podem exercer um importante papel na orientação a esses profissionais, além de oferecer benefícios de alimentação e refeição, que auxiliam no complemento da renda e facilitam o acesso dos colaboradores a refeições completas e nutritivas”, conclui. Com o objetivo de auxiliar as pessoas quando estão trabalhando em casa, a executiva listou algumas dicas de compras e preparo.

1 – Organize a lista de compras

Um bom planejamento das refeições começa com a organização da lista de compras. Ela é importante para evitar desperdício, diminuir as chances de esquecer algum ingrediente importante e para a gestão do orçamento destinado à alimentação. Além da tradicional lista feita à mão, existem meios para digitalizá-la hoje. O app da Ticket, por exemplo, possui a ferramenta “Lista de Compras” para auxiliar quem faz uso da solução alimentação da marca. Quem tem o tempo mais restrito e não consegue ir até o supermercado, pode contar com as opções de supermercados delivery. Neste caso, é importante se atentar aos prazos de validade de frutas e verduras, que costumam ser mais perecíveis, e ficar de olho nos prazos de entrega. Quem utiliza o benefício de alimentação da Ticket também pode contar com a entrega de supermercados parceiros, como o Liv Up, Rappi Turbo, Grupo Pão de Açúcar, Sonda e Merqueo.

Atualmente, há promoções ativas, na plataforma Ticket Vantagens, que oferece cupons de descontos com cashbacks, para compras em alguns dos parceiros. O mercado Justo, por exemplo, que atende São Paulo capital e outros municípios próximos, oferece 60% de cashback para a próxima compra e frete grátis, com o cupom “TICKET60”, além de 10% de cashbacks para compras recorrentes, com o cupom “TICKETCASH”.

2 – Planeje o preparo

Planeje os pratos que pretende consumir ao longo da semana e separe as porções. Alguns hábitos podem facilitar a rotina, como deixar legumes e verduras já lavados e picados na geladeira e porcionar as proteínas e já deixá-las temperadas. Há, ainda, os eletrodomésticos, que são excelentes aliados, pois facilitam e aceleram os preparos. É o caso da fritadeira de ar e das panelas elétricas de pressão e de arroz.

É recomendado dar preferência a alimentos nutritivos e in natura. Quem não tem muita criatividade na cozinha e/ou precisa otimizar o tempo, pode recorrer a pedidos de refeições frescas e prontas para consumo, via delivery.

3 – Estabeleça horários e locais para as refeições

Recomenda-se que tanto as refeições principais quanto as pausas para os lanches tenham horários específicos. Manter uma disciplina de alimentação é importante para regular o organismo, refletindo na saúde e na produtividade. Uma dica é colocar o despertador como lembrete.
Também não é recomendado comer na mesa de trabalho. As refeições devem ser feitas nos locais adequados para isso, como cozinha, copa ou sala de jantar. Ter um espaço específico para se alimentar evita o consumo inconsciente, principalmente, de petiscos pouco nutritivos.