Brasil

Em apenas um ano de operação, Punto comemora aumento de 233% no número de estabelecimentos parceiros

Marca de maquininhas de pagamento e transações digitais da Edenred Brasil já soma 51 milhões de transações um ano após o lançamento


A Punto, solução de pagamentos da Edenred Brasil que inclui um POS inteligente para ajudar os comerciantes a aceitarem cartões e outros tipos de transações digitais, comemora o sucesso da operação um ano após seu lançamento no mercado brasileiro. No período, a marca registrou um aumento de 233% na quantidade de estabelecimentos parceiros, passando de 6 mil no projeto-piloto para mais de 20 mil um ano depois, com um total de 25 mil maquininhas em operação. “Nesse primeiro ano, registramos mais de 51 milhões de transações. É um resultado bastante positivo e isso nos deixa muito satisfeitos com o desempenho de toda a equipe”, comenta Cristiane Nogueira, Diretora-Geral da Punto Brasil.

Hoje, a Punto conta com a atuação de 130 colaboradores instalados em São Paulo, SP, e em Belém, no Pará. “Como o foco maior do negócio é o próprio ecossistema da Edenred, ou seja, os estabelecimentos credenciados a todas as marcas do Grupo, ficamos muito felizes em poder oferecer a eles um portfólio completo de soluções de pagamentos”, completa.
A criação da Punto alavancou a grande expertise da Edenred no desenvolvimento de tecnologias financeiras e na customização de soluções de pagamento para empresas. “Trata-se de um projeto global. Hoje, possuímos uma operação consistente no Brasil e México, e estamos constantemente olhando oportunidades para entrada em novos mercados, sempre alinhados sobre onde ajudaremos a Edenred a agregar ainda mais valor no dia a dia dos estabelecimentos comerciais”, comenta Emmanuel Guinet, Diretor-Geral Punto Latam.

O POS digital (Point of Sale, ou ponto de venda) da Punto aceita pagamentos com as principais bandeiras do mercado, como Visa, Mastercard, Elo, Amex, Hipercard e Good Card, além das soluções das marcas da Edenred e de outros players do mercado. Do ponto de vista técnico, a máquina tem bateria de longa duração e possui duas câmeras, frontal e traseira, e tela colorida touchscreen de 5,5 polegadas. Conta com a tecnologia Smart POS Android, que contempla o que há de mais moderno e eficiente no mercado, e conectividade maximizada, graças à tecnologia 4G, além de wi-fi e bluetooth. Os pagamentos podem ser feitos por tarja magnética, chip, aproximação (contactless) e QR code; e os comprovantes podem ser impressos ou compartilhados via SMS e e-mail. “Somos a única solução do mercado a capturar transações Ticket Log com QR Code”, comenta a Cristiane.

A Punto oferece diversas vantagens aos clientes, entre elas a possibilidade de integração do terminal POS ao sistema operacional do lojista, oferecendo todo o controle gerencial apenas no terminal; excelente usabilidade e agilidade na hora do pagamento; concentração de vendas em um único terminal; e um Centro de Suporte multicanal, visando oferecer um atendimento diferenciado. A marca também conta com uma operação consistente de Antecipação de Recebíveis e, está com um projeto-piloto para a concessão de crédito aos comerciantes. “A proposta de valor da Punto é oferecer automação comercial e tecnologia de ponta em soluções de pagamento para pequenas e médias empresas, proporcionando acesso a produtos e soluções de qualidade a um preço acessível”, revela Cristiane Nogueira.

Sustentabilidade

No quesito sustentabilidade, a Punto incentiva a logística reversa de sua maquininha, que consiste na reciclagem e descarte sustentável. A caixa de papelão, usada para entrega da máquina, consome 50% menos água e usa 76% menos tinta que o habitual e é feita de material reciclado, reciclável e com tinta de base vegetal, ambas certificadas.

O comprovante de vendas também conta com uma economia de papel, dado que ele é 70% menor comparado aos demais do mercado e a impressão não conta com tinta, pois é feita por meio de impressão térmica. “Por meio da Punto, fechamos parceria com a Brasil Reverso, que irá coletar os terminais após sua vida útil para que sejam destinados à indústria da reciclagem e à produção de novos produtos”, finaliza a Diretora-Geral da Punto.