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Edenred Brasil mantém índice de satisfação do colaborador com a comunicação interna acima dos 90%

Grupo também comemora aumento do NPS se consolidando na Zona de Qualidade e promove estratégias de comunicação de acordo com as diferentes gerações

Após realizar, ao longo de 2022, uma série de grupos foco para entender como poderia entregar uma comunicação interna ainda mais efetiva, ágil e conectada, a Edenred Brasil, líder mundial em soluções transacionais para empresas e detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, comemora o índice de 91% dos colaboradores que se dizem “Satisfeitos” ou “Muito Satisfeitos” com as ações de comunicação realizadas pelo Grupo. Assim como em 2021, quando manteve o índice de satisfação acima de 90%, o resultado referente às ações realizadas no ano passado está acima da média do mercado.

“A meta de satisfação das empresas costuma ser de 75% e temos ultrapassado consideravelmente essa média. O ano de 2022 foi de consolidação das mudanças de processos implementadas na área no ano anterior, como uma comunicação mais neutra e inclusiva, e não tivemos alterações significativas na percepção dos respondentes sobre a atuação e contribuição de comunicação interna”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente Executivo da Edenred Brasil.
Na pontuação alcançada no Net Promoter Score (NPS), metodologia que permite às empresas mensurar o grau de satisfação e lealdade do seu capital humano, a Edenred bateu um novo recorde, se mantendo na Zona de Qualidade. “Aplicar o NPS é a forma mais fiel de mensurarmos a efetividade de nossa comunicação”, comemora o executivo.

Entre os canais de comunicação mais utilizados pela empresa, o e-mail foi o mais bem avaliado, com 86% de satisfação. Com 82%, aparece na sequência o perfil no Instagram @NossaEdenred, fechado para o público interno e que, desde sua criação na pandemia, já alcançou 1.411 seguidores, 53% da base da empresa. Na terceira posição, com 81% de aprovação, ficou a RED, plataforma global de comunicação da Edenred com inovações que vão além das encontradas nas intranets convencionais, pois permite mais interação, conta com gamificação e usa uma linguagem humanizada, que respeita a forma como os próprios colaboradores querem consumir conteúdos e interagir com a empresa.

A newsletter semanal Edenred em 1 Minuto, que concentra as novidades da semana em um único canal, de forma resumida e com a opção de “leia mais” em cada conteúdo, e o Wallpaper (fundo de tela do notebook), também foram muito bem avaliados, com 80% e 75%, respectivamente. “A pesquisa também revelou que 89% dos colaboradores estão satisfeitos com os canais de comunicação utilizados pela empresa. Mas apesar desse alto contentamento, estamos sempre avaliando e aprimorando nossos métodos e canais de comunicação, para que sejam o mais efetivo possível”, revela Aguirre.

Preferência por faixa etária

A pesquisa de comunicação interna da Edenred Brasil também revelou que a preferência pelos diferentes canais de informação varia de acordo com a faixa etária dos colaboradores. Para os profissionais de até 34 anos, o e-mail é o canal predileto, com 66% das menções; seguido do perfil @NossaEdenred, no Instagram (50%); e da newsletter Edenred em 1 Minuto (42%). Já entre os funcionários com 35 anos ou mais, o e-mail também foi o mais mencionado, com 73,5%, mas a segunda e terceira posições foram diferentes: a newsletter Edenred em 1 Minuto é a segunda opção dos profissionais, com 51% das menções, e a intranet RED ficou na terceira colocação, com 51%. “Em nossa estratégia, procuramos ter opções de canais que conversem com todos os colaboradores, que podem escolher se informar pelos canais que consideram mais práticos e com os quais mais se identificam. O importante é que a informação alcance e impacte positivamente todo o nosso público interno”, finaliza o Vice-Presidente Executivo.