Brasil

Edenred Brasil divulga crescimento de 16.7% em sua receita
operacional em 2022

Aquisição da startup de soluções de pedágio eletrônico Greenpass e lançamentos da maquininha Punto e do Ticket Super Flex marcaram o ano do Grupo

A Edenred, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas, empregados e comerciantes e que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, teve desempenho 16.7% superior (like-for-like) na operação brasileira em 2022, em comparação com o ano anterior. Se considerado apenas o quarto trimestre do ano passado, o incremento foi de 16.5% ante o período anterior. Com o resultado, a Edenred Brasil manteve o crescimento de dois dígitos registrado nos últimos anos.

Com 500 mil comerciantes credenciados, 130 mil empresas-clientes e 8,3 milhões de usuários de suas soluções, o Brasil é uma das principais operações do grupo francês. “Estamos em crescimento acelerado desde 2021 e a diversificação dos negócios foi fundamental para esse resultado. Em 2022,
anunciamos novas soluções no portfólio das marcas de Benefícios ao Trabalhador e incrementamos a área de Frota e Mobilidade com aquisições e grandes investimentos em inovação”, comenta Gilles Coccoli, Presidente da Edenred Brasil e Chief Operating Officer (COO) de Soluções de Pagamento &
Novos Mercados do Grupo.

Performance mundial em linhas de negócio com a contribuição brasileira

A linha de negócios de Benefícios ao Trabalhador, que inclui também a operação brasileira da Ticket, apresentou crescimento no desempenho global de 17.8%, base like-for-like, durante 2022, no comparativo com o ano anterior. A principal novidade da marca no período foi o lançamento do Ticket Super Flex, produto multibenefícios com saldos de restaurante, alimentação, home office, bem-estar e educação, que atende às novas necessidades de empresas e trabalhadores, considerando modelos de trabalho totalmente ou parcialmente remotos. A parceria com o Itaú Unibanco, que em 2019 adquiriu uma participação na Ticket e passou a oferecer aos clientes PME os serviços da marca, também possui
crescente contribuição no desempenho da área.

Na linha de negócio Frota e Mobilidade, a Edenred registrou no mundo um crescimento de 23.5% (like-for-like) ante o ano de 2021. Os resultados refletem a estratégia que o Grupo de ir além do combustível, com soluções inovadorasde manutenção e pedágio, cada vez mais importantes para gestores de frota.
Sobre a operação brasileira, o grande anúncio da Edenred Brasil no ano foi a aquisição do controle acionário da Greenpass, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico no Brasil, que ampliará aos clientes a experiência de um pagamento simples e digital nas praças de pedágio em todo o país, bem como em uma rede de 130 estacionamentos.


Outra grande novidade do Grupo no período foi o lançamento do “Move for Good”, o programa global de sustentabilidade da Edenred que apoia as empresas na transição para uma mobilidade de baixo carbono, por meio de soluções de mobilidade capazes de ajudar a diminuir o impacto ambiental de
suas frotas, sem deixar de lado os resultados dos negócios. É composto por 4 pilares que permeiam todas as iniciativas: Conscientizar, incentivando uma cultura que promova a mobilidade sustentável, direcionando os consumidores para uma mudança de comportamento; Reduzir e Evitar, que encoraja melhores práticas de gestão de frotas e a adoção de uma mobilidade com menor impacto
ambiental. Compensar as emissões de carbono remanescentes, relativas aos abastecimentos, por meio de projetos certificados e Preservar, que apoia os projetos locais de biodiversidade e de recuperação de áreas degradadas.


Realizada em parceria com a PDI Technologies, investe em projetos que atendem metodologias reconhecidas internacionalmente como a VCS e Gold Standard, e conta com auditoria de qualidade anual da EY – umas das maiores empresas de auditoria independente do mundo. Também em 2022, o pilar global de Soluções Complementares ganhou uma nova operação com o lançamento da Punto e a consequente entrada da Edenred Brasil no mercado de maquininhas de pagamento. Trata-se de uma plataforma inteligente de solução e gestão de pagamentos para estabelecimentos comerciais que adere às principais bandeiras do mercado. São aceitos pagamentos por tarja magnética, chip, aproximação (Contactless), QR Code e carteiras digitais.


“A proposta de valor da Punto é oferecer automação comercial e tecnologia de ponta em soluções de pagamento para pequenas e médias empresas e a criação da marca reforçou a grande expertise da Edenred no desenvolvimento de tecnologias financeiras e na customização das soluções”, complementa Coccoli.


A linha de negócio também conta com a marca brasileira Edenred Pay, que em 2022 reforçou seu reposicionamento no mercado, que vai além do universo prépago e conta com soluções digitais personalizadas, no formato white label (que utilizam a tecnologia desenvolvida pela Edenred, mas dispõem de marca própria) e soluções pré-formatadas, como o Pagamentos Edenred – solução para
pagamento de compensações, auxílios e comissões – e o Empresarial Edenred para a gestão digital de despesas corporativas, como gastos do dia a dia e reembolsos. Durante 2022, a área de Soluções Complementares teve um crescimento de 16.9% (like-for-like) no mundo, em comparação com o período
anterior. Como Grupo, a operação global cresceu 19,2% (like-for-like) em receita operacional em 2022 e alcançou mais de € 2 bilhões em receita total.

Novo plano estratégico global

Outro grande anúncio da Edenred em 2022 foi o novo plano estratégico do Grupo, chamado Beyond (“Além”, em português), com vigência até 2025. O objetivo é dar escala a sua plataforma feita para agregar, orquestrar e distribuir um número sempre em crescimento de soluções B2B2C; expandir em mercados endereçáveis de forma significativa; e promover um modelo de negócios ainda mais eficiente, construído com foco na conquista de novos canais de vendas, engajamento de seus milhões de usuários e nas oportunidades de monetização que cresceram, por conta do poder do uso de dados. Tudo isso potencializado pela aceleração de macrotendências que a Edenred pretende capitalizar com seu portfólio de soluções.


“Nosso novo plano estratégico é uma resposta ao novo paradigma de hoje moldado por uma mudança disruptiva nos hábitos de trabalho, na transição energética e na crescente digitalização da economia. Sendo a plataforma para as pessoas no mundo do trabalho, procuramos nos afirmar, cada vez mais, como um player responsável, promovendo soluções social, econômica e ambientalmente virtuosas”, afirma Bertrand Dumazy, Presidente e CEO da Edenred. “Nossas soluções criam poder de compra para trabalhadores e fornecem às empresas ferramentas para aumentar o engajamento dos seus times. Incentivam a alimentação saudável e apoiam os atores econômicos na transição para formas de deslocamento mais limpas. Além disso, geram negócios para nossos comerciantes parceiros e impulsionam maior eficiência para os negócios. Com base neste plano, podemos apontar para uma receita total de cerca de € 5 bilhões até 2030”, completa.