Brasil

Diretora de RH da Ticket dá dicas para jovens profissionais que buscam efetivação

Tatiana Romero destaca a importância da proatividade, do compromisso com as atribuições e a busca por transparência nos objetivos profissionais

Muitos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho como pessoas estagiárias ingressam nas empresas com o objetivo de conquistar a efetivação. Mas para alcançar essa meta, é necessário mais do que cumprir as tarefas atribuídas ao cargo. É o que afirma Tatiana Romero, diretora de recursos humanos da Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, que também passou pelo mesmo processo quando iniciou sua carreira. “A efetivação acontece quando esses profissionais alcançam um nível de maturidade que permita assumirem mais responsabilidades dentro da empresa. Para isso, é necessário que demonstrem comprometimento, habilidades e atitudes que os destaquem no ambiente profissional”, comenta.

Pensando nisso, a executiva compartilhou algumas dicas para os profissionais que desejam trilhar o caminho da efetivação. “Na Ticket, alcançamos, em um ano, o índice de 40% de efetivação, resultado bastante impactado pelo suporte que oferecemos para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das pessoas colaboradoras. Quero dividir pontos importantes que, na minha opinião, conduzem os profissionais a atingirem essa meta”, revela.

  1. Proatividade é a chave
    Um estagiário proativo é alguém que não apenas executa suas tarefas, mas também busca constantemente oportunidades para aprender e crescer. Não espere que as demandas cheguem até você, vá atrás delas. Seja uma pessoa solícita e mostre disposição a ajudar a sua equipe.
  2. Pontualidade e compromisso
    A pontualidade é fundamental no ambiente de trabalho. Entregue suas tarefas nos prazos acordados e, se ocorrer algum imprevisto, comunique-se de maneira transparente. Isso demonstra compromisso e responsabilidade.
  3. Feedback construtivo
    Peça feedback regularmente à liderança e colegas de trabalho. Aprenda com as críticas construtivas e use-as como oportunidades para melhorar. Mostrar que você está com disposição para crescer é um passo importante para a efetivação.
  4. Busque um mentor
    Não espere que alguém se ofereça para ser sua pessoa mentora. Identifique um profissional que você admire e peça para ser mentorado. Lembre-se de que o “não” é apenas uma possibilidade, então foque em seu desenvolvimento e persista.
  5. Estude e aprofunde-se
    Invista tempo em aprofundar seus conhecimentos na área de atuação e naquela em que deseja trabalhar no futuro. A educação contínua é uma maneira poderosa de se destacar.
  6. Comunique seus objetivos
    Ninguém sabe melhor do que você sobre o seu desejo de conseguir a efetivação. Comunique de forma transparente seus objetivos aos colegas de trabalho e, especialmente, à liderança, pois isso mostra seu comprometimento com a empresa.
  7. Aproveite as oportunidades
    Não perca nenhuma oportunidade oferecida pela empresa para o seu desenvolvimento profissional. Cursos, eventos, mentorias, palestras – aproveite tudo o que puder para crescer e se destacar.
  8. Conheça a cultura da empresa
    Procure entender sobre a cultura organizacional da empresa que está trabalhando. Ela reúne um conjunto de valores, políticas internas, posicionamentos e práticas predominantes do dia a dia do negócio. Ter consciência da essência da organização te possibilitará agir de forma alinhada à companhia, te destacando como profissional.
    “Ao seguir essas dicas, os jovens profissionais podem aumentar significativamente suas chances de efetivação e crescimento dentro da empresa. Lembre-se de que a jornada profissional é uma maratona, não uma corrida, e cada passo é fundamental para o sucesso”, finaliza a diretora de RH da Ticket.