Brasil

Desenvolvida durante o período de isolamento social, Punto aposta em trabalho híbrido e convivência com startups para avançar no mercado

Marca de maquininhas de pagamento da Edenred Brasil construiu sua cultura
corporativa com base no Grupo e em startups

Um dos grandes desafios da Punto, marca de maquininhas de pagamento lançada em 2022 no Brasil, foi a formação de sua equipe de forma remota, no fim de 2020, quando o isolamento social era uma das principais recomendações de combate à pandemia de covid-19. Composta por colaboradores das áreas de produtos, TI, marketing, RH, finanças e planejamento de vendas, a Punto realizou todos os alinhamentos e definições de estratégias para a formatação da nova linha de negócio com o time atuando 100% em home office.

“Dar início a um projeto, nessa configuração foi bastante desafiador, mas também nos mostrou que não há barreiras geográficas para se criar sinergia e engajamento em uma equipe. Além disso, o fato de hoje termos 30% do time composto por pessoas advindas de outras marcas da Edenred Brasil também foi
fundamental para que a cultura do Grupo se mantivesse”, comenta Cristiane Nogueira, Diretora-Geral do projeto no Brasil.


Entre as principais práticas de gestão da Punto estão reuniões semanais com 100% dos colaboradores, que têm o objetivo de manter todo o time ciente das atividades da marca, resultados e objetivos de negócios. “Sempre tivemos a preocupação de deixar todos a par de tudo, mesmo no on-line”, revela Cristiane. A equipe também participa de uma “trilha do conhecimento”, com treinamentos presenciais e remotos, sobre temas diversos e que vão mudando ao longo do tempo, como mindset ágil, competências organizacionais, gestão de mudanças, entre outras temáticas.

Desde o fim de 2021, os times da Punto atuam de forma remota ou híbrida, com as pessoas trabalhando alguns dias de suas casas e outros nos escritórios da marca, em Alphaville (SP) e em Belém (PA), ou do hub de inovação La Fabrique. Este último foi criado no início de 2020 pela Edenred, em conjunto com o BNP Paribas e a Ingenico. Trata-se de um centro de inovação que tem como missão investir e acelerar empresas e startups, além de incentivar o desenvolvimento de projetos de tecnologia no Brasil. Localizado no STATE, na Vila Leopoldina, em São Paulo, o local possui mais de 50 startups como parte de seu ecossistema.

“Além de termos criado uma cultura colaborativa e em que todos se apoiam sem precisarem estar juntos fisicamente, hoje absorvemos conhecimentos e trocamos experiências com startups em diferentes fases de desenvolvimento. Isso é muito rico para nós, que somos praticamente uma startup dentro de um grande grupo”, acrescenta Cristiane, que também destaca a importância de fornecedores estratégicos e a interação com as outras linhas de negócio da Edenred Brasil para manter a atuação da Punto
dinâmica e colaborativa.


“O surgimento da Punto veio justamente da vontade de contar com uma ferramenta que pudesse ajudar a criar soluções no ecossistema de meios de pagamento da Edenred, acelerando projetos e entregando mais valor para os clientes do Grupo”, finaliza. Desde o seu lançamento, a Punto cresceu em mais de 300% no número de colaboradores, sendo 50% deles das áreas de TI e produtos. E apesar de pouco
tempo no mercado, a Punto já conquistou o selo GPTW, certificação do Great Place to Work.