Brasil

Apenas 5 em cada 10 trabalhadores das gerações Y e Zmpretendem permanecer em seus empregos em 2023, afirma Ticket


Pesquisa também mostra que 18% dos entrevistados com menos de 42 anos planejam mudar de área, mas se manter na empresa, ao longo do ano. Entre os profissionais das gerações X e Baby Boomers, índice cai para 15%

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, com mais de 1.700 brasileiros, para entender as perspectivas das diferentes gerações no mercado de trabalho, 48,5% dos profissionais com menos de 42 anos (ou seja, os que pertencem às gerações Y e Z), pretendem permanecer, em 2023, na mesma empresa e área que ocupam atualmente, enquanto 18% pretendem ficar na companhia, mas mudar de ocupação. Já entre os trabalhadores das gerações X e Baby Boomers, que têm mais de 43 anos, 64% planejam ficar na mesma empresa e seguir no cargo atual, enquanto 15% desejam estar na mesma empresa, porém atuando em outra área.

Segundo Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, é natural que as diferentes gerações que atuam juntas no mercado de trabalho tenham visões e aspirações distintas, mas os gestores e RHs das empresas precisam ficar atentos para que essas diferenças não afetem a motivação e a
produtividade dos colaboradores. “O ideal é que as companhias tenham pluralidade e respeitem a diversidade. A complementaridade das experiências das diferentes gerações é fundamental para o sucesso do negócio”, comenta. “O estudo também mostrou que 48% dos trabalhadores das gerações Y e Z consideram as perspectivas de crescimento na empresa como o principal fator motivacional, enquanto apenas 29% entre os mais velhos têm a mesma opinião. Isso reitera a importância de os gestores saberem ouvir os diferentes profissionais e criarem iniciativas que atendam as expectativas de todos”, completa a executiva.

Ainda segundo o levantamento, enquanto 29% dos profissionais com mais de 42 anos valorizam um ambiente de trabalho saudável como fator motivacional, e o mencionaram como o principal deles, apenas 21% dos respondentes das gerações Y e Z citaram essa característica, que apareceu na terceira colocação entre as mais almejadas.


Quando o assunto é os benefícios concedidos pela empresa, o mais desejado pelos trabalhadores com até 42 anos é o relacionado à prática de atividades físicas, como academia, mencionado por 46% dos respondentes, seguido pelos gastos com combustível (45%) e os que garantem descontos em farmácias
(41%); enquanto para as gerações X e Baby Boomers o benefício mais mencionado, por 26% das pessoas, foi o para atender gastos com farmácia, seguido do combustível (25,5%) e plano de saúde (23%).


O atual modelo de trabalho praticado pelas duas gerações também apresentou diferenças. Entre os profissionais mais jovens, 24% estão atuando de forma híbrida ou totalmente remota, enquanto apenas 16% entre os respondentes acima de 35 anos trabalham em um dos dois modelos. “Apesar das mudanças
nos modelos de trabalho atingirem todas as fatias dos trabalhadores ativos, as gerações mais jovens possuem mais facilidade de se adaptar às novidades”, comenta Romero.