É através de uma gestão financeira bem planejada que você terá bem mapeado quais são seus recursos, quais são as estratégias para melhor aplicá-los, alcançar seus objetivos e, por fim, obter melhores resultados. Uma boa metodologia para executar um planejamento de gestão financeira é o Ciclo PDCA, composto pelas etapas
- Plan (Planejar): momento de definição metas;
- Do (Fazer): momento de treinar, executar e coletar dados;
- Check (Checar): momento de checar metas em relação a resultados;
- Action (Ação): momento de ação, prevenção e melhorias.
1º passo: planejar
Aqui é o momento de ideação. Quando você começa a criar os caminhos pelos quais sua gestão financeira vai passar, você tem que ter na cabeça os objetivos. Onde eu quero chegar? Quero expandir meu negócio? Quero ter uma presença de marca maior? Quero lançar um novo produto? Não é necessário aqui criar algo muito específico. Primeiro pense no macro, para depois criar metas dentro dessa ideia que você mirou.
Você precisa analisar o momento do seu negócio e onde você quer que ele esteja em um período de tempo determinado. E essa análise não pode ser feita na base do termômetro; estabeleça indicadores e métricas que possam balizar sua projeção.
Tendo em vista o seu objetivo, as metas dentro desse objetivo e os indicadores e métricas para projetar como chegar lá, é hora de rascunhar suas estratégias. Estratégias são flexíveis, porque negócios são flexíveis. Os resultados podem não ser os esperados e você terá de mudar o curso do barco no meio caminho. Não tem problema nisso.
2º passo: fazer
Fazer, aplicar essas estratégias, mesmo com um planejamento impecável, ainda assim não é uma tarefa simples. O primeiro passo é estar preparado. Quem estiver envolvido na aplicação precisa estar treinado e qualificado. O segundo passo é que essa equipe tenha o maquinário e os softwares devidos para executar o planejamento com inteligência e automação.
O terceiro passo – e provavelmente o mais complicado – é ter uma visão 360º e uma boa comunicação com todos os setores da empresa. Isso porque a gestão financeira mexe com recursos e todas as áreas precisam de recursos. As equipes precisam estar entrosadas para que exista um consenso de prioridade na hora investir. Todos pelo bem da empresa.
3º passo: checar
Depois que você planejou a começou a executar, insumos começarão a ser coletados. De nada adianta você traçar um caminho até um lugar, se você não aprende sobre os fatores que compõem o ambiente dessa jornada. Você precisa entender os dados que são gerados para saber se eles estão alinhados com a sua estratégia montada ou se os resultados estão indo totalmente para outro caminho. Mais do que para um lado ou para o outro, o porquê disso.
Por exemplo, se o faturamento foi abaixo do esperado, o que pode ter dado errado? Há algumas possibilidades, como: a comunicação estava clara? O preço estava muito elevado? O interesse deles mudou? Os concorrentes estão com ofertas mais interessantes? Há outra tendência no mercado?
4º passo: ação
Diferente do 2º passo, esse já diz mais respeito à aplicação de melhorias, de aperfeiçoamento do processo. É o 4º passo, porque você planejou, executou, analisou os dados e aqui implementou aprimoramentos.
O post Como fazer o planejamento de gestão financeira: passo a passo apareceu primeiro em Blog da Ticket.